As semelhanças de Yeda e Dilma.

As semelhanças entre o quase findo Governo de Yeda Crusius e o futuro Governo de Dilma Rousseff são muitas.

Yeda Crusius, economista, política de atuação legislativa, foi compelida a aceitar a sua candidatura como Governadora do Rio Grande do Sul mais para prestar um serviço ao partido do que com esperanças de vitória.

Aceitou como vice o empresário Paulo Feijó, mais por necessidades financeiras de campanha do que por afinidades de programa.

Yeda venceu, mais por demérito e brigas dos seus oponentes (Olivio Dutra e germano Rigotto) do que por si. Venceu e levou consigo o problema Paulo Feijó, que seguidamente não a deixou governar, obrigando-a inclusive a não viajar para não deixar o governo nas mãos do vice…

Candidata à reeleição, amargou um terceiro lugar com 18% de votos (contra 54% de 2006).

Dilma Rousseff, economista, de atuação técnica em vários cargos públicos, foi compelida aceitar a sua candidatura à Presidência por imposição de Lula, diante da impossibilidade do PT lançar José Dirceu para o cargo (por envolvimento no mensalão do PT).

O PT aceitou como vice de Dilma o deputado federal peemedebista Michel Temer. O PMDB  abriu mão de ter candidato próprio em troca das benesses que a participação na chapa vincente lhe trará, como já lhe tem trazido. O PMDB quer cargos, quer indicar nomes, num volume bem superior ao o PT imaginava. E para não deixar dúvidas de seu peso no novo governo, já montou um novo “blocão”. À revelia do PT.

Dilma não é Lula, não tem a popularidade dele, nem a sua esperteza. Terá dificuldades em governar com um vice fisiologista como é o Michel Temer. Que já mostrou a que veio, não só no atual governo, mas muito mais no novo governo.

Resultado? Se Aécio, Alckimin e FHC não atrapalharem como fizeram em 2006 e agora em 2010, o PT não leva uma nova eleição.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s