Gaúchos lançam hoje CTG no Leste Europeu.

15 de junho de 2011 | N° 16730

SEM FRONTEIRAS

Na noite de hoje, será lançado um CTG em Wroclaw, na Polônia. O Centro de Tradições Gaúchas Estância Celeste Brasil será o 13º CTG fora do país e conta com uma característica incomum: o passo inicial para criação não foi de gaúchos que moram fora do Estado.

Arelação entre os gaúchos e os poloneses responsáveis pelo lançamento de hoje à noite (15h pelo horário de Brasília) se intensificou no ano passado. Ao participarem de um encontro sobre agricultura em Dom Feliciano, no sul do Estado, os visitantes poloneses – a maioria de Wroclaw – ficaram encantados com as tradições do povo gaúcho. Então, surgiu a ideia de criar um clube de amigos do Rio Grande do Sul no país europeu. Ao ter conhecimento da iniciativa, um grupo de gaúchos resolveu construir o CTG.

– Eles compraram bota, bombacha, lenço, guaiaca, cuia de chimarrão. Gostaram muito da cultura gaúcha, então resolveram criar o clube – afirma o jornalista e advogado Clediney Boeira da Silva, um dos coordenadores de um antigo programa de intercâmbio cultural com a Polônia.

O CTG Estância Celeste Brasil já tem patronagem, e sua sede deverá ser inaugurada após as eleições do ano que vem, em outubro. Na mesma época, está programado um encontro de CTGs localizados na Europa.

– Podemos dizer que, para nós, é uma satisfação estender a tradição gaúcha a um país irmão – comemora o presidente da Confederação Brasileira do Tradicionalismo Gaúcho (CBTG), Dorvílio José Calderan.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s