UFRGS tem terceira melhor posição na América Latina

ZH 30 de julho de 2011 | N° 16777
EXCELÊNCIA GAÚCHA
UFRGS tem terceira melhor posição na América Latina

Universidade pública subiu oito posições em ranking de instituição espanhola

 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) conquistou o terceiro lugar entre instituições avaliadas na América Latina. Pela seleção da Web of World Universities (Rede de Universidades Globais), divulgada este mês, só foi superada pela Universidade de São Paulo (USP), a campeã, e pela Universidade Nacional Autônoma do México, a segunda colocada.

Reitor em exercício da UFRGS, Rui Oppermann destaca a projeção internacional alcançada. Lembra que, no último ranking da Web of World Universities, com sede na Espanha, a universidade ficou em 11º lugar. É a única do Rio Grande do Sul a figurar entre as 20 primeiras de agora. A segunda melhor instituição gaúcha, na 21ª posição, é a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

A UFRGS vem sendo aquilatada por várias organizações estrangeiras. Oppermann observa que o Instituto Xangai costuma favorecer os países ricos. Um dos seus critérios é a presença de Prêmio Nobel no corpo docente. Já a Web of World Universities permite uma visibilidade mais abrangente. Ela monitora 17 mil universidades do mundo, desde 2004. Na classificação internacional, feita com dados do ano passado, a UFRGS está no 150º posto.

A reitoria quer aproveitar a terceira colocação na América Latina, entre 200 selecionadas, para se projetar ainda mais. Oppermann ressalta que a UFRGS já mantém 160 convênios internacionais com 40 países. No início de 2012, pretende inaugurar o Instituto Confúcio, no Instituto de Letras, em parceria com o governo chinês. Ele permitirá o ensino do mandarim e o intercâmbio cultural e de alunos. Também há laços com universidades da Europa, da América do Norte, África e Ásia, que beneficiam estudantes da graduação e pós-graduação.

– Sem contar a América Latina, que é parceira histórica, especialmente os países do Mercosul – diz o vice-reitor.

O terceiro lugar no ranking da América Latina é atribuído aos programas de expansão e à excelência acadêmica da UFRGS.

Na avaliação, a Web of World Universities usou critérios como tamanho da instituição, produção científica e impacto na sociedade.

NILSON MARIANO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s