Momento Itália Brasil: Programação incipiente fora do eixo Rio-São Paulo

Momento Itália-Brasil ORIUNDI.NET   
Momento Itália Brasil: Programação incipiente fora do eixo Rio-São Paulo Giovedì – 06/10/2011

A coletiva de imprensa, realizada na manhã da última quarta-feira (05), na sede do Consulado da Itália em Porto Alegre, de apresentação do Momento Itália Brasil, evidenciou a programação incipiente – pode-se dizer até medíocre, se comparada a de outros estados -, reservada ao Rio Grande do Sul – onde cerca de 30% da população é formada por descendentes de italianos.

No calendário dos principais eventos, produzido pela Embaixada da Itália no Brasil, no que se refere ao extremo sul do Brasil, até o presente momento, nenhum espetáculo de ópera ou de música lírica, nenhuma mostra de cinema ou exposição que retrate a história da mítica Itália, cuja genialidade no campo da cultura e das artes é inigualável. Nenhum encontro alusivo à língua, à literatura, à moda, ou à tecnologia – nem tampouco à imigração.

Aos gaúchos, a programação cultural restringe-se a cinco eventos específicos – a campanha da Agência Nacional de Turismo ENIT, “Itália comes to you”, workshop de promoção das ofertas turísticas italianas e brasileiras; a peça musical “Anita dei due mondi”, com a cantora e atriz Luisa Cottifogli, acompanhada de guitarra e violoncelo; a mostra do artista Giorgio De Chirico; a exposição fotográfica “Orgulho Oriundi”, da revista Contigo!, com fotos de celebridades que têm origem italiana, e o Festival Palco Itália Itinerante, com o Grupo Amarcord – todos os eventos em Porto Alegre, apenas um deles, em Caxias do Sul. Entre os mencionados na programação do estado, consta ainda a Festa da Uva, evento bianual realizado em Caxias do Sul, que na edição 2012 terá a Itália como país “hóspede de honra”.

Momento Itália São Paulo

Aos ítalo-descendentes que não têm a sorte de residir em São Paulo – o maior estado do Brasil e onde reside a maior comunidade italiana fora da Itália, estima-se 10 milhões de discendenti -, resta a ponte aérea. A programação paulista é de dar inveja aos demais entes da Federação. A relação dos principais eventos, de outubro 2011 a julho 2012, totaliza 47 manifestações: Arte mural, concertos, exposições de artes plásticas, mostras fotográficas e de cinema, lançamento de livro, mostra interativa de língua italiana, espetáculos teatrais, ópera, ballet, e outros.

Já o Rio de Janeiro, estado sede da primeira capital brasileira – cidade maravilhosa que encanta o mundo -, apesar de possuir uma colônia italiana limitada a pouco mais de 6% da sua população, terá ao todo – no que se refere ao calendário principal – 23 eventos, que contemplam o cinema, a música, a fotografia, a ópera, a dança, a moda, as artes plásticas, o teatro.

Em Minas Gerais, os principais eventos, segundo o calendário, são nove – destaques para a mostra “Roma. A vida e os imperadores” – já em exposição, até 18 de dezembro, na Casa Fiat de Cultura – e a ópera “Otello”, do Teatro Regio di Parma – que passará também por São Paulo e Rio de Janeiro. Também nove é o número de eventos no Distrito Federal – centro político do país, onde está a Embaixada da Itália -, com uma programação que, apesar de enxuta, se apresenta com bom porte: congresso de professores de italiano na Unb, lançamento de revista sobre a arquitetura italiana no Brasil, conferência sobre modelos de desenvolvimento Itália e Brasil, são alguns destaques.

Demais estados, assim como o RS, mesmo aqueles onde é marcante a cultura italiana, são relegados a um plano inferior, no cronograma oficial do Momento Itália Brasil, com uma programação pífia, não condizente com a prática de ações promovidas – fora de qualquer momento especial – por suas comunidades locais.

Relativos ao Paraná, constam sete eventos; no Espírito Santo – onde 59% da população é formada por descendentes de italianos -, quatro; em Santa Catarina – onde residem 3 milhões de descendentes, estado que mantém forte relação cultural e de intercâmbio com a Itália – apenas dois.

Integram, ainda, no calendário, os estados do Pará e da Bahia, ambos com dois eventos; além do Mato Grosso, Amazonas, Ceará e Maranhão, com um evento em cada circunscrição.

A programação completa dos eventos – definida como ainda provisória, ou seja, sujeita a alterações – , está disponível no link http://sedi2.esteri.it/sitiweb/AmbBrasilia/Momento_Italia/Documento_Momento_ItaliaBrasil_IT.pdf

Informações sobre o evento no site do Momento Itália Brasil

Rivista digitale Oriundi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s